Terapia Neural

A Terapia Neural é uma abordagem revolucionária e minimamente invasiva ao tratamento da dor e diversos outros problemas de saúde. Este método terapêutico visa restaurar a comunicação celular natural do corpo através da injeção de um anestésico local em pontos específicos, conhecidos como campos de interferência. Na Pilares da Saúde, nossa equipe especializada utiliza a Terapia Neural para tratar uma série de condições, desde dores musculares até distúrbios do sistema nervoso, proporcionando aos nossos clientes alívio duradouro, equilíbrio e uma melhor qualidade de vida.

Alívio da dor crônica 50%
Tratamento de ampla gama de condições 60%
Minimamente invasiva 70%
Restauração do equilíbrio do corpo 80%

A Terapia Neural é uma técnica reguladora do organismo. Esta regulação faz-se através da modulação do sistema nervoso autónomo, na tentativa de que órgãos e tecidos recuperem as suas funções e o corpo alcance um equilíbrio global. (1,2)

O sistema nervoso autónomo é uma rede complexa de nervos que tem um papel fundamental na integração e na adaptação de todo o corpo. Regula as funções básicas do organismo, tais como os processos digestivos, a frequência cardíaca, a temperatura corporal, os níveis glicémicos e também a integração de processos de dor. (3, 4)

Consiste na aplicação de um anestésico local diluído, em locais de possíveis irritações nervosas que sobrecarregam o funcionamento orgânico e podem causar doença e mal-estar. Estes locais são determinados a partir de uma minuciosa história clínica e exame objetivo do doente. (5)

O anestésico local usado possui propriedades neuroprotetoras no sistema nervoso central; imunomoduladoras; anti-inflamatórias; de repolarização do potencial elétrico das membranas celulares, estabilizando-as, e neutralizando os focos de tecido nervoso afetado com interferências; benéficas para a microcirculação sanguínea; entre outras. (2, 6)

Tendo em conta que o sistema nervoso atua em todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, e em todos os seus processos fisiológicos, esta técnica terapêutica pode ajudar numa grande variedade de problemas de saúde, sobretudo:

– Dores crónicas, tanto osteomusculares como viscerais

– Processos infeciosos de repetição

– Processos degenerativos

– Estados inflamatórios crónicos e generalizados

– Estados de stress e ansiedade

– Depressão

– Cansaço

 

Dra. Rita Xavier

Médica de Medicina Geral e Familiar (C.P. nº 48777)

Competência em Acupuntura médica pela Ordem dos Médicos

Mestrado em Terapia Neural

 

Bibliografia:

  • Barop H. Textbook and Atlas of Neural Therapy – Diagnosis and Therapy with Local Anesthetics. Stuttgart: Thieme; 2018.
  • Dosch P, Dosch M. Manual of Neural Therapy According to Huneke. 2nd Edition. Stuttgart: Thieme; 2007.
  • Hall JE. Guyton and Hall – Textbook of Medical Physiology. 13th Edition. Elsevier; 2016.
  • Buijs RM. The autonomic nervous system: a balancing act. Handbook of Clinical Neurology. Vol 117 (3rd series). Elsevier; 2013.
  • Fischer L. Terapia Neural según Huneke. México; 2012.
  • Novoa MR, et al. Treatment of Localized Vulvar Pain with Neural Therapy: A Case Series and Literature Review. Complementary Medicine Research. 2021.
Comece a escrever para ver os produtos que procura.