Saúde

Descubra os benefícios da imunoterapia para as alergias

imunoterapia alergia

Actualmente, as alergias afectam milhões de pessoas em todo o mundo. Têm um impacto significativo na sua qualidade de vida. Felizmente, a Imunoterapia surgiu como uma opção de tratamento eficaz para várias alergias, oferecendo aos utentes a possibilidade de viverem uma vida com mais saúde e qualidade.  

O que é a Imunoterapia, também conhecida como “vacina para a alergia”? O que faz esta terapia?

imunoterapia alergia

É um tratamento que visa dessensibilizar o sistema imunitário de uma substância específica, à qual uma pessoa desenvolveu uma alergia. Através da administração de doses controladas do alergénio, o organismo adapta-se gradualmente e desenvolve tolerância para com essa mesma substância. Existe uma alteração da resposta imunológica do indivíduo ao longo do tempo. Este processo leva à redução dos sintomas e, em alguns casos, ao desaparecimento da alergia. O tratamento está disponível para a maioria dos alergénios respiratórios comuns do quotidiano e é preparado individualmente para cada pessoa, de acordo com as suas necessidades. 

Quais os benefícios da Imunoterapia?

  1. Redução dos sintomas alérgicos: a Imunoterapia pode reduzir significativamente os sintomas das alergias respiratórias e ajudar a controlar patologias como rinite alérgica, sinusite, conjuntivite alérgica e asma alérgica.
  2. Melhoria da qualidade de vida: a redução dos sintomas alérgicos tem impacto directo e significativo na qualidade de vida da pessoa. Permite ao utente realizar as suas atividades diárias aliviado ou livre do desconforto da alergia.
  3. Prevenção de novas alergias: a Imunoterapia pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de novas alergias, principalmente em crianças e adolescentes. Mais ainda, nesta faixa etária, demonstrou ajudar a prevenir o desenvolvimento futuro de asma alérgica.
  4. A Imunoterapia é um tratamento seguro e eficaz, com efeitos secundários geralmente ligeiros e transitórios.

Para quem é indicada a Imunoterapia?

imunoterapia alergia

A Imunoterapia está indicada no tratamento de pacientes com alergias respiratórias, que desenvolvem patologias como rinite alérgica, sinusite e conjuntivite alérgica. Está também indicada em doentes com asma alérgica, para o tratamento de alergias respiratórias que poderão estar na origem da exacerbação da asma.

Como é feito o tratamento?

A Imunoterapia pode ser realizada de duas formas distintas:

  1. Injecções subcutâneas mensais: a aplicação é realizada pelo médico, geralmente na região do braço. 
  2. Sublingual: o paciente coloca comprimidos ou gotas do medicamento debaixo da língua, diariamente.

O tratamento tem, geralmente, a duração de 3 a 5 anos, mas pode variar consoante o doente e a gravidade da alergia. Após cerca de 1 ano de tratamento, é expectável que os sintomas alérgicos diminuam significativamente de intensidade. Após 3 anos de terapia, é frequente não ser mais necessária medicação diária para controlar a alergia. Após o fim do tratamento, o efeito é normalmente duradouro. 

Pilares da Saúde:

Como já foi dito, a Imunoterapia é um tratamento promissor para a alergia. Quando bem aplicado, ajuda a melhorar a qualidade de vida do doente alérgico.

Na Pilares da Saúde oferecemos um atendimento personalizado e de qualidade para pacientes alérgicos. A nossa equipa médica é especializada em Imunoterapia e está preparada para o ajudar a encontrar o tratamento ideal para a sua alergia.

Agende hoje mesmo a sua consulta e descubra como a Imunoterapia pode ajudá-lo a viver uma vida livre de alergias!

A Imunoterapia não é indicada para todos os pacientes com alergias. Consulte um médico para saber se é um candidato adequado para o tratamento. O tratamento com recurso a  Imunoterapia é um processo gradual que requer acompanhamento médico regular.

A Pilares da Saúde está aqui para o ajudar a ter uma vida mais saudável e com mais qualidade! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *